Second Shot e MCSA Eletivo

Chegou 2015 e um dos meus planos é a atualização das certificações e tirar algumas outras. Parece que a Microsoft também entrou nesse espírito e resolveu dar um incentivo para os interessados.

SECOND SHOT

Neste dia 5 de janeiro, a Microsoft lançou novamente a oferta do Second Shot. Com esta segunda chance, você pode repetir gratuitamente o exame de certificação caso não passe na primeira tentativa. Isso traz uma boa tranquilidade ao encarar uma prova. Principalmente com o dólar valendo ouro. O detalhe é que esta oferta se estende até o dia 31 de maio.

“Ah… Então ainda tem muito tempo!” Ahn… Nem tanto assim. Acompanhando as notícias no blog do colega Renato Siqueira, vi que as vagas de março já estavam acabando. Isso foi dia 06/01. Ontem (13/01), fui verificar as vagas para os exames presenciais e só existem vagas a partir de abril! Parece que o pessoal está realmente aproveitando para tirar/atualizar as certificações. Então, se estiver afim de aproveitar esta oportunidade, agende logo seu(s) exame(s).

Você encontra todas as informações sobre o Second Shot aqui.

MCSA ELETIVO

Uma novidade, que na verdade foi anunciada em 15/09/2014, é o MCSA eletivo tanto para SQL Server 2012 como para Windows Server 2012.

Na minha opinião, os caminhos eletivos para MCSA são um grande avanço. Imagine o seguinte perfil de DBA: responsável por monitorar as instâncias de SQL Server que é exclusivamente OLTP, mas também deve monitorar os servidores onde se encontram essas instâncias. Bem comum, certo? Antes dos caminhos eletivos, este DBA teria que fazer um exame sobre implementação de DW no SQL Server (70-463) para se tornar um MCSA. Os conhecimentos necessários para este exame são inúteis? Não, mas certamente são muito menos relevantes para o trabalho deste DBA do que os conhecimentos relacionados à administração do Windows Server (70-411).

MCSA Eletivo SQL Server 2012

Com os caminhos eletivos para o MCSA, ainda serão necessários os exames 461 e 462. No entanto, ao invés de ser obrigado a realizar o 463, você poderá também escolher entre os exames 411, 412 e 483. Desta forma é possível ter uma certificação mais alinhada com suas necessidades do dia a dia. Estes exames adicionais inferem mais não implicam os seguintes perfis para o MCSA SQL Server:

  • 70-411 Administering Windows Server 2012
    Responsável tanto pelos dos servidores quanto pelas instâncias presentes nos servidores, monitora recursos, controla atualizações de SO, etc;
  • 70-412 Configuring Advanced Windows Server 2012 Services
    Responsável por configurar e gerenciar alta disponibilidade como Failover Cluster e VMs, configurar balanceamento de carga de rede, configurar soluções de storage, etc;
  • 70-483 Programming C#
    Especialista em programação C# e T-SQL. Responsável por depurar aplicativos e implementar segurança tanto no acesso aos dados quanto na camada de aplicação;

Enfim, um perfil de especialista. Será que isso se aplica à você? Diga-nos abaixo nos comentários. =]

Anúncios

5 pensamentos sobre “Second Shot e MCSA Eletivo

  1. Fala Gustavo.

    Achei uma evolução essa questão das provas eletivas, mas ainda acho que o MCSA ficou meio estranho.
    Cobrar conceitos de DW para qualquer um que queira ser MCSA, mesmo sabendo que muitos não lidam com BI e dar como alternativa uma prova de programação, outra de Win Server Avançada e então a 70-411, que para DBAs Admins deve ser o melhor caminho, mas que cobra muita coisas que só um cara de infra mesmo tem interesse, para mim foi um erro.
    Poderia ser uma prova de Win Server voltada a DBAs, algo do tipo, mas da forma que está eu não concordo.
    No meu caso, falta só 1 prova para o MCSA, estou decidindo se faço a 411 ou a 463, apesar de ambas desviarem um pouco do meu foco!

    Abraço,
    Vladimir

    • Fala, Vladimir.

      Concordo contigo que nenhum desses novos exames disponíveis para o MCSA são específicos para o DBA. Creio que quando existe o reaproveitamento de exames, sempre existirão arestas soltas.

      No entanto, um dos pontos altos deste no caminho é a possibilidade de se obter os MSCAs tanto de SQL Server quanto de Windows Server com apenas os exames 461, 462, 411 e 412. Isso num é legal?

      []s

      • Pois é Gustavo, abre uma vertente, mas que pode (e não acho que seja) o foco ou pelo menos o principal interesse da grande maioria dos DBAs.
        Acho que isso pode terminar afastando muita gente da certificação, exatamente por esse desvio de foco.

  2. Parabéns pelo post. Muito bom lembrar não só do Second Shot mas também sobre a mudança que fizeram pro MCSA,

    Sempre achei nonsense cobrar BI pro MCSA e realmente me estranha a Microsoft ter demorado tanto tempo pra fazer algo a respeito, mas ainda bem que fez, rs. Acho que essa prova só foi realmente interessante para DBA’s que já mexeram com BI, sobretudo ETL, caso contrário, baita fuga de foco…

    Concordo com o Vladimir de que a evolução não foi 100% suficiente, mas só do fato de terem dado opções (agora quatro) já é um grande alívio.

    Sobre os agendamentos do exame, tenso…Imagine só perder o Second Shot porque só conseguiu marcar prova pra depois de maio. No mínimo é triste, rs.

    []’s

    • Fala, Renato.

      Obrigado! Achei interessante lembrar dessas mudanças no MCSA.

      Também torcia o nariz para os exames de BI. Acho que era a idéia da Microsoft de fazer um DBA “well-rounded” com foco exclusivo na ferramenta. Mas… certamente não era muita gente que gostava da idéia.

      []s

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s