Minha primeira palestra

08f4ad19-7b49-4b0c-b4de-14722d6337d3

No dia 26/11/2016 aconteceu o SQL Saturday 573 aqui em Brasília conforme já havia falado no post de divulgação do evento , mas o quê eu não tinha falado é que eu ia palestrar. De fato, até a data que lancei o post, eu não havia decidido bem se ia palestrar ou não, mas com muito incentivo dos meus colegas/amigos de trabalho e SQL decidi palestrar juntamente com o Gustavo (também colaborador do blog) .

Então aproveitando a oportunidade que me foi concedida de palestrar no Sat de Brasília (que já me sentiria a vontade por ser a minha cidade), juntando em ter meu parceiro de algum tempo de SQL Server (Gustavo) palestrando do meu lado e um tema que gosto muito (índices) tive a coragem e encaminhei minha palestra.

A palestra foi voltada para os alunos da faculdade e para todos os DBA’s iniciantes que querem entender melhor para que serve um índice. Como o próprio tema deixa bem claro, “Indexação para iniciantes” foi bem básica mesmo, expliquei para que servia um índice, suas vantagens, melhores práticas e desvantagens seguidos de exemplos. Apesar da palestra ser bem básica, tive a presença de colegas DBA’s, que já entendem bastante do assunto, assistindo a nossa palestra. Todo esse apoio me deixou mais segura e confiante para passar um pouco do meu conhecimento.

Sou muito grata por ter essa oportunidade de poder contribuir um pouco com a comunidade. Essa gratidão é grande, pois a comunidade SQL Server é muito forte, cada um apoia o outro, passam o conhecimento sem nenhum interesse e sem nenhuma cobrança e posso dizer que minha carreira de DBA teve muita ajuda dela, então poder devolver um pouco do conhecimento adquirido é uma felicidade enorme. Agradecimento mais que especial para o Gustavo parceiro do blog e por ter palestrado comigo , Edvaldo pelo evento incrível e pela oportunidade de palestrar nele e Renato por ter assistido minha palestra e pelo feedback.

Espero que essa seja a primeira palestra de muitas que estão por vir (realmente espero não parar por aqui), aperfeiçoando cada vez mais a forma de passar o conhecimento.

Enfim, o material estará disponível no site do sql sat em alguns dias.

Seguem algumas fotos do evento para que quem não foi, não perder o próximo!

 

Um pensamento sobre “Minha primeira palestra

  1. Parabéns pela palestra, realmente os feedbacks foram muito bons (inclusive nas avaliações do próprio site do evento).
    Como você mesma disse, não pare, esta é a primeira de muitas que estão por vir… Muito aprende-se quando se ensina…

    Parabéns e obrigado por colaborar com o SQL Saturday 573.

Deixe um comentário

