HomeLab – Crie um Template usando um Answer File

Quando estou montando um laboratório, um dos processos que considero mais demorados e repetitivos é a configuração inicial da máquina virtual. Aquele momento em que você bota a ISO [1] na VM e liga pela primeira vez…

001

Você sai clicando nas telas que já viu milhares de vezes até iniciar o processo de instalação do Windows e espera… Se estiver criando a VM em um SSD, este intervalo de tempo pode ser de alguns segundos até poucos minutos. No entanto, se estiver num HD tradicional, você pode abrir o Netflix e rever as 10 temporadas de Supernatural pela enésima vez até que a VM precise de mais interação.

002

Não sei você, mas eu não vou colocar uma senha diferente para cada VM nova que eu criar… Geralmente, vou usar a mesma senha para todas as VMs do meu Home Lab. E convenhamos, a vida é muito curta para ficar instalando Windows.

Após algumas várias instalações de Windows, resolvi pesquisar sobre formas de automatizar todo o processo de instalação, incluindo itens como:

  • Idioma dos aplicativos;
  • Formato de horas, datas, etc;
  • Configuração do teclado; e
  • Senha do administrador.

Além disso, depois de ligar a VM, queria interagir com ela apenas quando eu fosse executar os meus testes.

ENTER THE ANSWER FILE

O Answer File [2] é um documento XML usado para instalações automáticas (unattended). Nele, são determinadas inúmeras configurações para a criação de uma imagem, das quais utilizei apenas as que permitiam a geração de um template para as demais VMs com as configurações que queria.

Já aviso, esse processo parece longo, chato e que não vale o tempo. Mas o objetivo é exatamente economizar tempo para todas as próximas VMs… E ele parece mais difícil do que realmente é.

Dado o aviso, baixe o Windows Assessment and Development Kit (ADK) [3]. Dentro do ADK, está o Windows System Image Manager (SIM) [4] que é exatamente do que precisaremos. Depois de instalar o Gerenciador de Imagem de Sistema do Windows (caso esteja usando o Windows em português), precisaremos da ISO [1] que utilizaremos como base para o template. Na verdade, usaremos apenas o arquivo “install.wim” que geralmente está em “.\sources”. Copie este arquivo para um outro lugar onde possa trabalhar com ele (i.e. “C:\temp”).

Então, vamos ao Windows SIM criar nosso Answer File. Ao clicar em “Novo Arquivo de Respostas…”, é requisitada uma imagem do Windows. Clique em “Sim” e escolha o arquivo que copiou localmente.

003

Depois, escolhemos a edição que usaremos como template e seguimos em frente.

004

Em seguida, caso não possua um arquivo de catálogo, a mensagem abaixo será exibida. Basta clicar em “Sim” e aguardar até que o arquivo seja criado no local onde copiou a imagem.

005

Após a criação do catálogo, a imagem será carregada e aparecerá um Answer File em branco. No painel da imagem, temos os componentes que utilizaremos para customizar o Answer File. Expandindo essa pasta, precisaremos adicionar o “Microsoft-Windows-International-Core” (não confundir com a variação de final WinPE) para configuração de idioma, formatação de hora e teclado. Clicando com o botão direito sobre o componente, vamos adicioná-lo ao “Pass 7 oobeSystem”. Nesta sessão, estamos colocando configurações para a “Out Of the Box Experience” que ficarão no template após rodar o sysprep com o parâmetro “/oobe”.

Eu utilizo os seguintes valores para esse componente:

006

O que se traduz em formatos de hora, data e teclado no padrão brasileiro e o Windows instalado em Inglês. Se quiser entender melhor cada opção, veja aqui [5].

Para o resto das configurações pendentes, usaremos o componente “Microsoft-Windows-Shell-Setup” que também adicionaremos ao “Pass 7 oobeSystem”. Na raiz dele, iremos determinar o “TimeZone”. Para hora de Brasília, uso “E. South America Standard Time”, mas a lista completa está aqui [6].

007

Expandindo o componente, em OOBE, configuro “HideEULAPage” como “True” e “ProtectYourPC” para “1”. Assim, evitamos a página de EULA e definimos as configurações recomendadas de proteção do PC.

008

Finalmente, vamos em “UserAccounts” – no mesmo local onde está OOBE – e definimos a senha de administrador da máquina. Basta colocar a senha em “AdministratorPassword” no campo “Value”. Pronto! Aí, é só salvar o Answer File e partir para o sysprep.

BACK TO THE LAB AGAIN

Voltando para a VM que será o template, pegaremos o arquivo xml que geramos e salvaremos dentro da VM. Supondo que você salvou o xml em “C:\Template_AnswerFile.xml”, no momento em que for rodar o sysprep irá usar este arquivo como valor para o parâmetro “unattend”.

Sysprep.exe /oobe /generalize /shutdown /unattend:C:\Template_AnswerFile.xml

Desta forma, estamos gerando uma imagem com uma nova SID que utilizará o arquivo que criamos para definir as configurações pré-determinadas. Assim que o sysprep terminar a execução, a VM será desligada e estará pronta para ser clonada/gerar um template/etc.

Então, da próxima vez que criar uma máquina a partir deste template, você precisará apenas ligar a VM e ela será configurada automaticamente! Basta colocar a senha que definiu no Answer File e começar os testes!

LINKS

[1] https://www.microsoft.com/en-US/evalcenter/evaluate-windows-server-2016

[2] https://technet.microsoft.com/en-us/library/cc749113(v=ws.10).aspx

[3] https://developer.microsoft.com/en-us/windows/hardware/windows-assessment-deployment-kit

[4] https://technet.microsoft.com/en-us/library/hh824929.aspx

[5] https://technet.microsoft.com/en-us/library/cc766400(v=ws.10).aspx

[6] https://technet.microsoft.com/en-us/library/cc749073(v=ws.10).aspx

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s