Comunidade técnica Brasília – Onde estão os profissionais de T.I?

No último sábado, dia 24/03/2018, houve mais um evento na área de tecnologia de grande porte, organizado pelo Guzz (também autor deste blog), Jucinei e Raul em parceria com a Faculdade Projeção que sempre faz um excelente trabalho neste tipo de evento.

Uma coisa que observei e que já venho observando há um tempo é a falta de profissionais atuantes na área de T.I. nestes eventos. Esses eventos que ocorrem em faculdade sempre lotam e deixam todos os organizadores, palestrantes e envolvidos na comunidade de SQL Server contentes e certamente que isso que dá mais ânimo para que os próximos eventos ocorram.

Acontece que observo que há muitos alunos, mas pouquíssimos profissionais. Conheço tantos, mas encontro quase nenhum. Fico imaginando… Muitos em suas empresas reclamam de falta de treinamento, de falta de investimento da empresa nos funcionários, mas outro ponto que temos que refletir é se você também é capaz de investir em você mesmo! Não estou falando de investimento que envolve dinheiro, pois às vezes a pessoa não tem condições de ir em eventos caros. Mas TODOS OS EVENTOS QUE FUI NOS ÚLTIMOS ANOS EM BRASÍLIA FORAM GRATUITOS. O único investimento necessário era o tempo. Esses maiores eventos são realizados em um sábado e duram o dia todo. Certo! Nem todos podem reservar um sábado para ir em eventos por N motivos. Mas já tivemos eventos durante a semana em dias diferentes que duram 2 horas no máximo e que vão menos pessoas ainda.

Um fato ocorrido ano passado e que fez com que me chamasse muita atenção para esta falta de interesse foi o encontro 37 e 38 do SQL Server DF ano passado (2017)

Quem palestrou neste evento foi o Luti. Para quem não conhece, esta pessoa é um dos maiores especialista de SQL Server do BRASIL e temos a honra de tê-lo em Brasília e de ter fácil acesso aos seus conhecimentos, mas neste evento foram pouquíssimas pessoas. Então, a qualidade do conteúdo entregue não é uma desculpa.

Entendo que nos demais eventos podemos dar a desculpa de que é muito básico e que talvez por isso o não comparecimento. Mas mesmo em palestras de alto nível, o quórum é pequeno. Chego à uma reflexão que realmente há uma falta de interesse.

Listo aqui alguns motivos pelo qual faz com que essa galera não aproveite as palestras:

Acham que sabem de tudo: Mesmo você sabendo muito sobre um assunto, você nunca sabe 100%. Acontece que quando achamos que sabemos mais que os outros, vamos para as palestras sempre com um olhar de julgamento e desta forma, nenhuma palestra será boa o suficiente. Dica: Sempre que for à uma palestra, despida-se de todo conhecimento prévio, desta forma você aproveitará mais desses eventos absorvendo ainda mais conteúdos (mesmo dos assuntos que “domina”) e capturando detalhes e formas de implementação que não pensamos;

Eventos de fora são mais interessantes: Concordo que muitas cidades, como São Paulo, têm eventos bem interessantes, mas temos o prazer de também ter palestrantes de fora em eventos grandes como SQL Server Saturday;

Não me identifico com eventos/Palestras: Claro que temos um grande número de pessoas que não gostam de ir nestes eventos, que não se sentem bem e que por isso não aproveitam. Então, para este tipo de público, o melhor a ser fazer realmente é buscar conhecimento de outra forma, mas o importante é nunca parar de estudar!

No mais, isso serve de alerta. Vejo jovens e alunos cada vez mais engajados e interessados no mundo da T.I. participando ativamente e com sede de aprender. Lembremos que este mundo da tecnologia é altamente mutável, que a cada dia está lançando novidades, então se não tivermos em constante busca pelo conhecimento, rapidão esses jovens nos alcançarão. Não vejo isso como uma parte negativa, pois é mais uma forma de trocarmos conhecimento, mas para muitos isso pode ter uma consequência maior.

Este post tem como objetivo não de ofender e nem criticar nossos colegas de profissão,mas que sirva de incentivo e de reflexão. Invista em você, invista em conhecimento que certamente o mercado de trabalho sempre terá um lugarzinho para você.

Deixo aqui links de comunidades e de pessoas que vocês possam seguir para ficar por dentro dos eventos em nossa capital:

Grupo SQL Server DF (Facebook);

Facebook Jucinei;

Link SQL server DF (Google Groups);

Meetup Brasília Data Group.

E quem souber de outros links para ajudar na divulgação de eventos, fiquem a vontade de postar nos comentários.

🙂

 

Deixe um comentário